quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Hardware x)

-Componentes do computador (imagem e texto):

.Motherboard-A Motherboard é a placa principal de circuitos do computador, onde ficam os componentes essenciais. A Motherboard,também conhecida por Placa-Mãe contém o processador, a memória principal, os circuitos de apoio, a controladora e os conectores do barramento. As placas de expansão de memória e as placas de I/O, podem ser instaladas na Motherboard através dos conectores do barramento.
.Placa Gráfica-A Placa Gráfica, também conhecida por Placa de Vídeo, é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes.

.Placa de Som-A Placa de Som é um dispositivo de hardware que serve para enviar e receber sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão AD (Analogico-Digital) e DA (Digital Analógico) respectivamente. É necessário para que este emita qualquer tipo de áudio com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição. Resumindo, permite a reprodução e tratamento de sons no computador.

.Cooler-O Cooler permite que o calor em excesso não derreta os minúsculos circuitos do processador. Sendo este formado por dois dispositivos: um dissipador de calor, que é um pedaço de alumínio ou cobre recortado, e uma ventoinha, que é um pequeno ventilador colocado sobre o dissipador de calor. O calor que o processador gera em sua operação deve ser dissipado para que o processador não queime.

.Processador-O Processador é um circuito integrado de controle das funções de cálculos e tomadas de decisões de um computador. O Processador faz parte de um importante elemento do computador, a Unidade Central de Processamento. Hoje todos os circuitos e chips dispostos em diversas placas que compunham a Unidade Central de Processamento estão integrados no microprocessador.

.Modem-O Modem é um dispositivo electrónico que converte os sinais enviados pelo computador em sinais de áudio, que são enviados ao longo das linhas telefónicas e recebidos por outro Modem que irá receber o sinal sonoro e convertê-lo de volta em sinais entendidos pelo computador. O Modem também faz ligações, responde a uma chamada e controla a velocidade de transmissão. Sendo este do tipo interno ou externo.

.Placa de TV/Vídeo e Rádio-A Placa de TV/Vídeo e Rádio permite nos a visualização e audição de imagens e sons de canais televisivos ou de rádio no computador.Eis outra placa importante em um computador.

.Leitor de Cartões-O Leitor de Cartões tem como função ler cartões digitais, ou seja transferir a informação dos cartões para o computador e do computador para os cartões, podendo este ser interno ou externo. Este tem de ser compatível com os tipos de cartões digitais que vai ter de ler. Um Leitor de Cartões pode, por exemplo, reconhecer ficheiros de formato MP3,MP4,WMA,WAV... que estão armazenados nos vários tipos de cartões digitais, por exemplo, os de formato SD,MMC,XD...

.Placa de Rede-A Placa de Rede é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede. A placa de Rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. A sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede. Mais resumidamente a Placa de Rede conecta um computador a uma rede informática.

.Drive de Disquetes-A Drive de Disquete é um item que lê e grava as disquetes, estas sendo uma espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que suporta só até 1,44 MB, oferecendo, assim, muito pouco espaço de armazenamento de dados.

.Leitor e Gravador de CD's-O Leitor e Gravador de CD's é um dispositivo que permite a leitura e gravação de CD’s no computador, podendo ser internos ou externos.

.Leitor e Gravador de DVD's-O Leitor e Gravador de DVD's é um dispositivo que permite a gravação e leitura de DVD’s no computador, podendo estes ser do tipo interno ou externo também.

.Fonte de Alimentação-A Fonte de Alimentação é um aparelho ou um dispositivo electrónico que é constituído por 4 blocos de componentes eléctricos: um transformador de força que tem como função aumentar ou reduzir a tensão, um circuito retificador, um filtro capacitivo e indutivo e um regulador da corrente. Esta é usada para transformar a energia eléctrica sob a forma de corrente alternada da rede numa energia eléctrica de corrente contínua, mais inadequada para alimentar tensões que precisem de corrente alternada.

.Memória-A Memória são circuitos, componentes ou partes mecânicas do computador que armazenam informações, ou seja, a Memória retem, recupera e armazena informações.

.Monitor-O Monitor de vídeo é um dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para que o está a utilizar, na medida em que permite a visualização dos dados apresentados e a interacção com estes.

.Impressora-A Impressora é um dispositivo de saída, que, quando é conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem como sua função imprimir textos, gráficos ou qualquer outros resultados de uma aplicação e enviar faxes.

.Plotter-O Plotter, também conhecido por lutter, é uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões, com elevadas qualidades e rigores, como por exemplo: -plantas arquitetónicas, -mapas cartográficos, -projectos de engenharia e -grafismo. Estas impressoras, dão saída como as impressoras desktop convencionais, utilizando programas específicos que aceitam arquivos convencionais de imagem, como por exemplo arquivos de TIF, JPG, DWG, EPS entre outros... Estas impressoras podem também usar diversos suportes como papel como o papel fotográfico, a película, o vegetal, os auto-adesivos, as lonas e os tecidos especiais.

.Rato-O Rato é um periférico de entrada, que, historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. É sua função movimentar o cursor pela tela do computador, tendo este, normalmente, o formato de uma seta podendo-se personalizar a cada gosto. Este funciona como um apontador sobre o ecrã do computador.

.Teclado-O Teclado do computador é um tipo de periférico utilizado pelo seu usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Este tem teclas representando letras, números, símbolos e muitas outras funções. Basicamente, os teclados são projectados para a escrita de textos.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Cancelamento do Dakar :S


»Vantagens da realização do Lisboa Dakar 2008:

#Uma das vantagens foi a originalidade deste Dakar, por exemplo em vez de meter areia, como é normal, o Dakar meteu água; a segunda vantagem foi a divulgação de monumentos nacionais, como por exemplo a prova começar e terminar entre o Mosteiro dos Jerónimos e o Centro Cultural de Belém.Logo assim os nossos pilotos podem ficar mais informados sobre aspectos culturais e conhecer o nosso passado, assim como apreciar belas obras de arte antigas construídas pelos nossos antepassados.

»Motivos do cancelamento do Lisboa Dakar 2008:

#Em 2008 deu-se o primeiro cancelamento do Lisboa Dakar em 30 anos de competição! Este foi cancelado devido às tensões políticas internacionais, ao assassínio de quatro franceses na Mauritânia e às ameaças de terrorismo islâmico. Apesar de a justificação da Organização do Lisboa Dakar, para este cancelamento, seja a seguinte: "Após inúmeros contactos com o governo francês - em particular o Ministério dos Negócios Estrangeiros - e tendo em conta as suas fortes recomendações, os organizadores do Dakar tomaram a decisão de anular a edição 2008 da prova, que deveria decorrer entre 5 e 20 do corrente mês, ligando Lisboa à capital do Senegal. Tendo em conta as actuais situações de tensão politica, a nível internacional, o assassinato de quatro turistas franceses, no passado dia 24 de Dezembro, atribuído a um ramo do Al-Qaida, no Magreb islâmico, e acima de tudo as ameaças, directas, lançadas contra a prova, por movimentos terroristas, a A.S.O. não pode tomar outra decisão que não seja a anulação da prova. A primeira responsabilidade da A.S.O. é a de garantir a segurança de todos: populações dos países atravessados, concorrentes amadores e profissionais, sejam eles franceses ou estrangeiros, elementos da assistência técnica, jornalistas, patrocinadores e colaboradores do rali. A A.S.O. reafirma que as questões de segurança não estão, não estiveram, nem nunca estarão em causa no rali Dakar. A A.S.O. condena a ameaça terrorista que anula um ano de trabalho, de inscrições e de paixão para todos os participantes e diferentes actores do maior rali-raid do mundo. Consciente da imensa frustração, vivida, em particular, em Portugal, Marrocos, Mauritânia e Senegal, bem como entre todos os nossos fiéis parceiros, para lá da decepção geral e das pesadas consequência económicas, em termos de retorno directo e indirecto, para os países atravessados, a A.S.O. continuará a defender os valores que caracterizam os grandes acontecimentos desportivos e prosseguirá com a mesma determinação o desenvolvimento das suas acções humanitárias, através das Actions Dakar, implantadas depois de cinco anos em África sub-saariana com SOS Sahel Internacional.
O Dakar é um símbolo e nada pode destruir os símbolos. A anulação da edição 2008 não coloca em causa o futuro do Dakar. Propor, em 2009, uma nova aventura a todos os amantes dos rali-raid é um desafio que a A.S.O. irá assumir nos próximos meses, fiel à sua presença e paixão pelo desporto."

Perspectivas para 2008 (:

-As minhas perspectivas para este novo ano de 2008 são as seguintes:



*Em relação ao estudo acho que vou tirar melhores notas e aprender mais sobre todos os animais a Ciências Naturais; aprender mais sobre o universo em Ciências Fisicó-Químicas; a interpretar os problemas em Matemática; acabar a decomposição geométrica em Educação Visual; realizar um projecto relacionado com os animais e o ambiente em Educação Tecnológica; gostava de aprender mais sobre a vida primitiva a História; desenvolver mais os verbos a Inglês; falar sobre viagens em Francês; desenvolver métodos de estudo em Estudo Acompanhado; aprender mais sobre o e-mail em Língua Portuguesa; falar sobre a pobreza na África em Formação Cívica e dar o Basquetebol em Educação Física.



*Em relação a actividades culturais adorava nestas férias de verão ir visitar o Egipto, para ver as Pirâmides, a Esfinge, os Túmulos e Templos dos Faraós, as Múmias, a Biblioteca de Alexandria e os Museus onde se encontram os vestígios dos povos Egípcios e o que resta dos seus bens.



*Em relação ao desporto este ano gostava de me inscrever na Equitação, porque gosto
muito de andar a cavalo e acho que os cavalos são animais lindos e maravilhosos.



*Em relação a perspectivas pessoais gostava que os meus problemas se resolvessem, gostava de viajar mais, sair mais...



*Em relação ao mundo gostava que houvesse menos pobreza, menos fome, menos guerra, menos doença incluindo descobrir a cura para algumas como por exem
plo o cancro, a SIDA..., gostava também que houvessem menos desalojados, que construissem mais escolas nos países devido às crianças que vêm de outros países para tratrem de doenças ou para terem uma vida melhor e que acabam por ficar desalojadas ou sem famílias de acolhimento acabando por ficar na rua e sem irem à escola, os preços mais baixos em todo o mundo e também gostava que as condições financeiras e políticas de todo o mundo melhorassem em casa país e que essas mesmas condições fossem mais liberais, mas acho que coisas assim e um mundo assim tão perfeito só acontecem e existem nos filmes e nós estamos no mundo real!!!



*Em relação à ecologia gostava que a relacção entre os animais,e os seres humanos ate', melhora-se e que os seres humanos tivessem mais respeito e consideracção pelos animais devido a muitas especíes estarem em vias de extinçãõ mas infelizmente nem todos os seres humanos pensam e agem assim.



*Em relação às minhas perspectivas sobre o clima para 2008 acho que o clima devia
ser o que era, porque agora o melhor tempo de calor já não é em Julho e Agosto, é em Setembro e em Setembro já começava a ficar frio e muitas pessoas tiravam férias em Julho ou Agosto precisamente pela calor, pela praia... e agora tiram mais em Setembro, ou seja estações trocadas, horários trocados... visto isto acontecer por todo o mundo. Mas isto está acontecer devido ao Homem estar a destruir o seu próprio planeta. Mas nem todo o ser humano pensa assim, pois se pensassem o mundo seria um autêntico paraíso se o Homem quisesse e pode vir a ser se o Homem começasse a tomar estas medidas para este novo ano de 2008.