quinta-feira, 5 de junho de 2008

Parque Biológico de Gaia *


+Este Parque, o Parque Biológico de Gaia, é o primeiro centro permanente de Educação Ambiental do páis e consiste numa área agro-florestal, com 35 hectares onde vivem, em estado selvagem, centenas de espécies de animais e de plantas. O objectivo deste parque é a compreensão da paisagem da região, como a flora, a fauna, o clima, a arquitectura rural, os usos, os costumes e a hidrografia.
Por isso, este parque é um memorial da paisagem da região, que está perdendo as suas características devido às construções.
Este parque também é uma pequena reserva natural de grande fauna e flora, tendo este parque mais de 40 espécies de aves selvagens, que nidificam no parque, e muitas outras que o visitam durante as suas migrações. Intregam ainda no parque um centro de recuperação de animais selvagens, encontrados feridos ou detidos ilegalmente em cativeiro, e um viveiro que produz anualmente milheres de plantas, sendo estas mais de 300 espécies, destinadas ao próprio parque e aos espaços verdes públicos do concelho de Gaia. Tendo em que conta que este parque tembém quer promover um programa de animação, edita material didáctico e realiza exposições em torno da temática ambiental.
O Parque Biológico de Gaia também se dispõe para uma data de actividades, sendo estas individuais como em grupo. Pode-se percorrer, em visita autoguiada, o percurso de descoberta da Natureza e visitar as várias exposições que este parque lhe propõe.
Óbvio que este o Parque Biológico de Gaia, devido à sua importância, também tem uma História. Este parque foi instalado em 1983 pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, tendo o Parque Biológico de Gaia aberto as suas portas, inicialmente, só com dois hectares. Deseguida, entre 1997 e 1998, o parque levou a cabo um ambicioso programa para melhorar as condições de recepção de visitantes, reabrindo ao público dotado de um Centro de Acolhimento com: auditório, salas de exposições, condições de alojamento, postos de venda, bares e esplanadas, com a sua área já ampliada para 35 hectares. A necessidade da existência do Parque começou a ser sentida a partir dos anos 70, quando as escolas e outras instituições começaram a solicitar às Associações de Defesa do Ambiente, e outros organismos de Conservação da Natureza, a organização de aulas de campo e visitas de estudo a locais adequados para estes. Perante essas solicitações, no Norte, foram realizadas acções de contacto com a natureza no Parque Nacional de Peneda-Gerês, na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, na Barrinha de Esmoriz e na Serra de S. Justa, entre outros... Nem sempre esses sítios estavam preparados e equipados para o objectivo que os norteava. Pois faltavam-lhes centros de acolhimento, percursos marcados, informação e equipamentos para desenvolvimento de actividades conexas. Pensou-se então em procurar na periferia do Porto, na área rural-urbana, onde se situam as velhas quintas abandonadas, um local disponível para a instalação de um equipamento de educação ambiental. Não havia qualquer projecto nem modelo pré-fixado para o equipamento pretendido, mas tão só algumas ideias: mostrar a natureza próxima da cidade sem fazer porém uma reserva natural, mostrar a fauna sem fazer porém um jardim zoológico, mostrar a flora selvagem sem fazer porém um jardim botânico e preservar e mostrar o património cultural sem fazer porém um museu. Então, em 1982, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia sugeriu a possibilidade do projecto arrancar numa velha quinta que acabava de ser comprada para instalação do horto municipal, a localização era conveniente, a paisagem interessante e a dimensão apropriada. Perante a total falta de experiência, em Portugal, relativa a centros de iniciação ambiental, optou-se, com o apoio do Comité dos Desafios da Sociedade Moderna e da Organização do Tratado do Atlântico Norte, por efectuar uma visita de estudo a diversos equipamentos com finalidades semelhantes espalhados pela Europa, no fito de recolher as ideias que a eles presidiram. O projecto 'Parque Biológico de Gaia', finalmente concluído no final de 1983, é o resultado de todas estas experiências visitadas!

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá

Estou escrevendo para informar que utilizei uma foto do seu blogue para ilustrar uma poesia no meu Poesias em Dia.

Ficaria grato com sua visita e sua impressão.

Ótimo trabalho