quarta-feira, 7 de maio de 2008

Sexualidade ;)

&A Sexualidade não se refere apenas ao sexo, mas sim às perferências, predisposições e experiências sexuais de cada indivíduo. A Sexualidade de um certo indivíduo pode ser afectada pole ambiente em que este se encontra.
Dentro da Sexualidade existem vários tipos de orientações sexuais, pois a Sexualidade, como já referi, não é apenas sexo, e essas orientações sexuias são:
-Heterossexual, quando um indivíduo sente atracção pelos indivíduos do sexo oposto;
-Homossexual, quando um indivíduo sente atracção pelos indivíduos do mesmo sexo;
-Bissexual, quando um indivíduo sente atracção pelos indivíduos do mesmo sexo e também do sexo oposto;
-Assexual, quando um indivíduo não sentre atracção nem pelos indivíduos do mesmo sexo nem pelos indivíduos do sexo oposto.
-Metrossexual, quando um indivíduo sente atracção pelos indivíduos do sexo oposto, ou seja é Heterossexual, mas preocupa-se excessivamente com a sua aperência.
Através do acto sexual, em que também consiste a Sexualidade, se não se usar os termos de protecção adequados, como o preservativo por exemplo, corre-se o risco de apanhar muitas das doenças sexualmente transmissíveis, sendo algumas delas:
-a SIDA, que é os sintomas e infecções resultantes do dano do sistema imunológico causado pelo vírus da imunodeficiência humana;
-os Herpes, que é causada pelo vírus herpes que afecta a mucosa da boca ou a região genital e que pode provocar graves problemas neurológicos;
-as Gonorréias, que são causadas pelos gonococos que afecta a mucosa do tracto urinário e que afecta, principalmente, as células cilíndricas da uretra;
-o HPV, que é um vírus que afecta os queratinócitos da pele e que pode provocar o cancro do colo do útero;
-a Sífilis, que é uma doença que é causada por um espiroqueta que tem de nome, por designação, Treponema Pallidum
-e o Linfogranuloma Venéreo, que é uma doença que se caracteriza pelo aparecimento de uma lesão genital, normalmente uma lesão primária, que é provacada por uma bactéria que se chama Chlamydia Trachomatis.
A Sexualidade tem essencialmente e basicamente apenas três fases:
-a Sexualidade Infantil, que se refere ao sentimento, ao comportamento e ao desenvolvimento sexual enquanto ainda somos crianças;
-a Puberdade, que se refere às alterações, e aparecimentos, que ocorrem e aparecem ao longo do nosso corpo enquanto somos pré-adolescentes, normalmente, entre idades dos 10 aos 14 anos -e a Adolescência, que se refere às mudanças e alterações, a nível físico, a nível psicológico e a nível social, que acontece, normalmente, a partir dos 15 anos.

Nenhum comentário: